Buscar

A cada 24H são instalados sistemas fotovoltaicos suficientes para abastecer mais de 500 residências

Segundo mapeamento realizado pela ABSOLAR –  Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica –, o uso da tecnologia solar fotovoltaica em telhados e terrenos dobrou no primeiro semestre deste ano, ultrapassando o patamar de um megawatt a cada 24 horas.

Por dia, são instalados novos sistemas solares suficientes para abastecer mais de 500 residências médias brasileiras. De acordo com o mapeamento da  ABSOLAR, com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a tecnologia adicionou, em média, mais de um megawatt diário na rede elétrica no primeiro semestre de 2019.


O levantamento da entidade ainda aponta que a geração distribuída fotovoltaica praticamente dobrou de tamanho entre janeiro e julho deste ano, em comparação com todo o histórico anteriormente instalado no País. A modalidade saltou de 50 mil sistemas até o final de 2018 para cerca de 100 mil conexões até julho de 2019. Atualmente, mais de 108 mil unidades consumidoras já utilizam a fonte solar para seu suprimento elétrico.


Os investimentos acumulados em projetos de geração distribuída solar fotovoltaica já somam mais de R$ 5,2 bilhões no país desde 2012. Para o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, embora a geração distribuída solar fotovoltaica viva um crescimento importante, o mercado brasileiro ainda é muito pequeno e se encontra em fase de desenvolvimento. “O Brasil está 15 anos atrasado em comparação com os países desenvolvidos na área da energia solar fotovoltaica. A tecnologia atende menos de 0,13% das unidades consumidoras de energia elétrica do País, que correspondem a um total de mais de 84 milhões de consumidores faturados pelas distribuidoras”, comenta.


Segundo o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o avanço da energia solar fotovoltaica é uma tendência mundial e o País possui um potencial imenso ainda a ser explorado. “Segundo dados oficiais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), aproveitando apenas os telhados de domicílios brasileiros para gerar energia elétrica a partir do sol, a eletricidade produzida seria suficiente para abastecer em mais de duas vezes toda a demanda das residências do Brasil”, conclui.


Fonte: http://www.absolar.org.br/noticia/

Posts recentes

Ver tudo

R. João Bizzo, 10

Itatiba - SP - CEP: 13257-595

Tel: +55 (11) 4894-8800

vendas@demape.com.br

AJUDA

REDES SOCIAIS

  • Facebook/Demape
  • LinkedIn/Demape
  • Instagram/demape
  • Pinterest/seueletrico

NEWSLETTER

CADASTRE-SE e receba primeiro as novidades e promoções da Demape.

©2020 por Demape - Energia que ilumina sua vida

DMP Equipamentos Ltda.  •  CNPJ: 38.874.848/0001-12  •  R. João Bizzo, 10  •  Lot. Empresarial Adelelmo Corradini  •  Itatiba / SP  •  CEP: 13257-595

Atendimento de segunda a sexta das 8h às 18h  •  Telefone: +55 (11) 4894-8800  •  E-mail: vendas@demape.com.br